Ferramentas gratuitas desenvolvimento web

Posted on 05. Nov, 2008 by João Gonçalves in design, utilidades, web design

kompozer aptana gliffy


gimp inkscape openoffice


Quero deixar aqui neste post um resumo de ferramentas como alternativas viáveis para o desenvolvimento web, pretende se iniciar na área, pretende desenvolver um site que seja actualizável, interactivo, com funcionalidades de comunidade, robusto, graficamente apelativo, usável, primeiro pensamento, preciso de gastar uma quantia enorme para adquirir software de desenvolvimento.

Está redondamente enganado e vou lhe dar neste post algumas alternativas as ferramentas de desenvolvimento usuais.

Para se iniciar precisa de um editor web, claramente substituir o Dreamweaver não será fácil, no entanto uma vista de olhos pelo Nvu(nvudev.com), ou no Kompozer(kompozer.net), podem vos oferecer uma interface básica mas funcional e com funcionalidades de edição de CSS´s, e validações W3C, além de que existe para os vários sistemas operativos.

Para aqueles que se apaixonam pelo código claro que a escolha perfeita será a interface baseada em eclipse Aptana Studio(aptana.com) , com capacidade de desenvolvimento em Javascript, php,ruby, etc…

Mesmo no lado do cliente precisamos de alguma interactividade se optarmos por Ajax, será quase obrigatório termos a mão algumas librarys, para quê reinventar a roda quanto podemos melhorá-la, algumas boas opções serão a library Prototype(prototypejs.org), Mootools (mootools.net) ou ainda Scriptaclous(script.aculo.us), serão sem dúvida umas boas escolhas.

O que falta a cada uma destas ferramentas é um utilitário para planeamento do site, podem usar para isso alguns softwares como o Dia(http://live.gnome.org/Dia), a aplicação web Gliffy(Gliffy.com) também poderá ser bastante útil para o efeito, ou até mesmo a suite Open Office(openoffice.org)

Para edição de Bitmaps, a melhor ferramenta do mercado é claramente o Gimp(gimp.org), não diria que é um Photoshop, mas para as maiorias da funcionalidades chega e sobra, para aqueles que não sejam criativos o suficiente nada como passar por algum deposito de templates para a web os sites Open Source Web Design(oswd.org) e Open Designs(opendesigns.org) são concerteza uma excelente referência, no entanto se preferir um layout em branco inicial pode socorrer-se do CSS tinderbox(csstinderbox.raykonline.com)

Precisará também de imagens, ícones, cliparts, existem imensos repositórios gratuitos na web como são o caso de Open Clipart(openclipat.org), ou fotos em StockExchange(sxc.hu), para desenho vectorial poderá usar a ferramenta Inkscape(inkscape.org).

Precisa de usar vídeo no seu site, claramente o youtube(youtube.com) será a opção indicada, no entanto se quiser ter o seu proprio server de streming de vídeo existem algumas opções como são o caso de Stickam(stickam.com), ou ainda Ustream(ustream.tv).

Para terminar não posso deixar aqui algumas referências para CMS (content managment system) onde plataformas desenvolvidas em php lideram como são o caso do Joomla(joomla.com), Drupal(Drupal.org) ou ainda WordPress(wordpress.org) entre muitos outros.

espero que pelo menos o post os tenha posto a pensar antes de gastar alguams pequenas fortunas na aquisição de softwares de desenvolvimento web.

Share and Enjoy: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • del.icio.us
  • LinkedIn
  • email
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Print
  • TwitThis

Tags: ,

10 Comments

Victor Magano

06. Nov, 2008

E o super joão salva o dia mais uma vez…

eheheheh

Obrigado.

Pedro

07. Nov, 2008

Nem mais.

Luisa

09. Nov, 2008

Achei este post bastante útil!

Luis Ramos

25. Nov, 2008

Será que não li a palavra Jquery?
Grande falha amigo João ;)

Abraços

joao

25. Nov, 2008

Obrigado Luísa, e quanto ao JQuery, claramente que cabe na lista assim como DOJO, Luís sempre em cima, lol, tks pelo comment, grande abraço

João Oliveira

04. Dez, 2008

5*, já está no meu bookmark. Um abraço espanhol! ehehe

Mailson Leal

05. Jun, 2010

Muito Obrigado !

Otimo POST

jose gilson

24. Nov, 2010

Ola boa noite estou me ingressando no mundo WEB e com certeza irei precisar de bons professores. Espero poder contar com toda ajuda

Roberto

02. Fev, 2011

Oi Joao! Vou precisar desenvolver um site bastante complexo: com uma área restrita para usuários onde eles fazem o log in e acessam dados deles, também programam atividades e são avisados das atividades que programaram com antecedência (similar a como faz o google na agenda), inserem comentários, avaliam outros usuários que tem perfil público, e inclusive eu poderia enviar dados deles via 3G e cadastrar dados deles na área restrita, etc. Ou seja, vai ter muita coisa e complexidade, também postarei fotos, vídeos, terá chat e forum. O que me recomenda usar? Consultei uma empresa e me deram um preço descabido. Não confiou em programadores individuais, já passei por isso. Não vou desistir, mas tenho que pensar bem como vou fazer. Obrigado. Roberto

excelente professor !!!

Leave a reply

You must be logged in to post a
video comment.